Capa do jogo para PS2

Desenvolvedora

SEGA

Consoles

PS2
XBOX
GameCube
PC

Série

Sonic the Hedgehog

Data de lançamento

30 de Dezembro de 2003

Número de Jogadores

3

Gênero

Plataforma
Aventura

Sonic Heroes foi o primeiro jogo do Sonic lançado após a extinção do Dreamcast, e também o primeiro jogo multi-plataforma da série: Foi lançado simultaneamente para Game Cube, Xbox e Playstation 2, em datas muito próximas. O jogo é um spin-off, ou seja, um jogo fora da série principal, de modo que não é uma continuação de Sonic Adventure. É um jogo um tanto dividido entre os fãs: há quem adore e há quem odeie. O jogo foi um dos poucos games do Sonic também adaptados para PC, numa adaptação muito bem feita. Em questão de gráficos, o GameCube é o melhor console para jogar Sonic Heroes.

NovidadesEditar

O game traz inúmeras novidades. Para começo de conversa, você não joga com apenas um único personagem. Os personagens jogam em trios que se denominam times. Cada componente dos times tem uma habilidade em específico: Voo (Fly), Poder (Power) e Velocidade (Speed). As habilidades remetem, é óbvio, aos personagens principais: Sonic (Velocidade), Tails (Voo) e Knuckles (Poder). Por essa razão, o logotipo do jogo tem seu nome no centro, e é cercado por uma espécie de três esferas estilizadas, onde cada uma representa uma habilidade: a azul representa a velocidade, em alusão ao Sonic; a amarela representa o voo, em alusão ao Tails; e a vermelha representa o poder, em alusão a Knuckles.

Assim, durante as fases o jogador irá escolher qual o personagem-habilidade mais adequado para o momento. Em áreas sem muitos inimigos vale a pena usar a formação de velocidade. Nas áreas com muitas barreiras e inimigos, vale a pena usar o personagem de força. E nos paredões e acessos secretos vale a pena usar a formação de vôo. Às vezes o jogo terá algumas catracas que trocarão automaticamente a formação, especialmente nas primeiras fases. De todo modo, vai da conveniência do jogador escolher qual o personagem mais adequado para todas as situações.

Há ao todo 4 times, cabendo aqui antes algumas considerações. A primeira de todas é a volta dos Chaotix à tela dos games. Existe assim um time formado por Vector (Poder), Charmy (Voo) e Espio (Velocidade), o Team Chaotix. Outra novidade é a volta de Shadow. Todos haviam pensado que ele havia morrido em Sonic Adventure 2, entretanto, o personagem estava em estado de hibernação no laboratório de Eggman. Quem está de volta também é o Big the Cat, para compor a habilidade de Poder no time da Amy. Por fim, temos também um novo personagem:: E-123 Omega, um robô abandonado que estava presente dentro do laboratório de Eggman junto com Shadow, mas que foi acidentalmente ativado por Rouge.

Passando à consideração dos times, são eles: Team Sonic (Sonic, Tails e Knuckles), Team Chaotix (Espio, Charmy e Vector), Team Rose (Amy, Cream e Big the Cat) e Team Dark (Shadow, Rouge e E-123 Omega). Cada time tem seu enredo próprio, que se inter-relacionam, com exceção do Team Chaotix, que tem um enredo totalmente à parte.

As fases são longas, cheias de mini desafios dentro delas, como seções de bobsled, que possuem um tempo próprio. Os elementos dos jogos do Sonic estão todos presentes: anéis (que como todos sabem serve para evitar que o personagem morra e dar vidas), itens (velocidade, vida extra, anéis, dentre outros, que ficam dentro de balões, monitores e placas), molas e tem também alguns elementos novos. Um deles são círculos coloridos (encontrados nas fases especiais), que quando o personagem passa por dentro deles, dá mais velocidade e impulso, além de anéis aéreos de velocidade para os personagens de habilidade de vôo (esses anéis também têm em Sonic Adventure, nas fases do Tails). Além disso, tem também pontos de interrogação dentro de cada fase, que contêm instruções, além de pequenos hologramas que substituem os tradicionais postes dos jogos clássicos, fazendo com o que o personagem volte a partir deles, caso morra. Um outro item inédito são os Level Balls, que são bolas que aumentam o nível de poder do personagem, ressaltando as suas habilidades. Cada personagem do trio tem direito a 3 level balls por fase. Quanto mais você distribui os personagens, mais level balls para cada um você vai conseguir. Eles são das cores das habilidades, de modo que a azul vai para o personagem de velocidade, mesmo que você esteja numa formação de Poder, por exemplo. As level balls podem ser adquiridas detonando inimigos (quanto mais poderosos esses inimigos são, maiores as chances de se originar uma level ball deles), destruindo monitores que guardam level balls, ou alcançando novos checkpoints.

Um dos elementos novos do jogo é uma barra de energia, que é preenchida à medida que se pega anéis (igualzinho ao SegaSonic para Arcade) e se destrói inimigos. Quando esta barra estiver cheia, através de um botão, é possível acionar a habilidade especial do Team Blast. O Team Blast acaba com todos os inimigos em volta, e ainda tem um pós-efeito temporário. Cada equipe possui um Team Blast e um pós-efeito temporário, descritos na tabela abaixo:

Equipe Team Blast Pós-efeito temporário
Team Sonic Sonic Overdrive O ataque fatal de Sonic ainda está ativo, e é possível acabar com a raça dos inimigos em uma só pancada (até os grandões!) Tendo o ouriço azul como líder, basta pular e apertar o botão especial.
Team Dark Chaos Inferno Após o Team Blast, o tempo fica paralisado por cerca de 10 segundos. Faça proveito disso para economizar tempo e destruir inimigos que não foram afetados pelo Team Blast.
Team Rose Flower Festival O líder da equipe receberá, além de outros atributos, a invencibilidade, que ficará disponível até a música acabar.
Team Chaotix Chaotix Recital Ainda é possível transformar inimigos em anéis após o Team Blast. É possível fazer múltiplos Team Blasts acumulando uma gigantesca quantidade de anéis. Procure fazer isso em chefes como Robot Festival e Robot Storm.

As esmeraldas do Caos também estão no jogo, de modo que é possível virar Super Sonic. Elas ficam dentro dos estágios especiais das fases pares. Para acessar o estágio especial, basta pegar uma chave que fica dentro de uma jaula, geralmente em lugares escondidos. Para quebrar a jaula, use o personagem de Poder. Nas fases ímpares essas chaves levam a estagios especiais que dão apenas vidas, e não é obrigatório joga-los.

Os inimigos são uma versão melhorada de badniks: são robôs. Os personagens de Poder, geralmente conseguem derrotar direto. Os de Velocidade geralmente precisam acertá-los 2 ou 3 vezes (sua vida aparecerá em um balão de fala) e os de Voo podem atirar os outros jogadores contra os robôs para deixá-los tontos. São fáceis de derrotar. O antagonista secundário do jogo é o Dr. Eggman, que aparecerá a cada a 2 fases com uma engenhoca maluca. (no caso de Robot Festival e Robot Storm, o jogador tem que destruir uma série de robôs que serão criados por ele).

Você contará também com a ajuda do Omochao nos menus do jogo. Mas não é possível interagir com ele, chutando-o ou fazendo qualquer coisa afim. Conforme já dito, o jogo também foi adaptado para PC, apresentando menos bugs e falhas do que a adaptação de Sonic Adventure DX.

ItensEditar

Não existe mais, em Sonic Heroes, os Upgrade Itens. Não é preciso pegar mais nada para ganhar novas habilidades. Entretanto, o jogo reúne agora vários novos itens e objetos à sua disposição.

Itens:

  • Aneis: Nem precisava falar! Todos já sabemos que sem aneis você morre com um ataque. Os aneis são essenciais para ganhar pontos, tanto que o seu Rank pode mudar só por causa deles. Portanto, colete o máximo.
  • .Escudo: Protege você contra o ataque dos inimigos por uma vez, enquanto estiver com ele.
  • Invencibilidade: Apesar de se tornar visivel apenas no líder, deixa toda a equipe invencível. Seu dano contra os inimigos é mínimo, tirando apenas 1 de vida. Esse item vem acompanhado de uma música, e quando esta acaba, consequentemente, o efeito faz o mesmo,
  • Chaves: Outra novidade são as chaves. São encontradas dentro de jaulas, que podem ser facilmente quebradas pelos personagens de Força. Com elas você poderá entrar nas fases Bônus e Emerald Challenges. Para isso, pegue a chave e termine a fase sem levar dano.

Objetos:

  • Canhão: Atira os personagens para determinada direção. Sua direção muda dependendo da formação da equipe. Caso a equipe esteja na formação Velocidade, a direção é em linha reta. Se estiver em formação Voo, o canhão vira para cima. E se estiver em formação Poder, a direção se tornará alterável, e o canhão não lançará todos os personagens de uma vez só.
  • Bobsled: Outra novidade, agora você poderá pilotar um carrinho nas fases (Também serve como minigame no modo multiplayer). É comandado pela equipe inteira, sendo que o personagem de velocidade impulsiona o carrinho para frente, para trás, para esquerda e para a direita com facilidade, o personagem de voo fica em cima do banco, e é ele que faz o bobsled pular, e o personagem de força é o condutor do veículo. O personagem de velocidade é o primeiro que cai, depois o de força, e então o de voo. Bolas com espinho, inimigos e raios laser podem causar isso. Cuidado! Se o personagem de voo cair, terá de começar tudo de novo. A cada bobsled no modo singleplayer, existe um tempo mínimo para chegar ao destino. Não precisa se apressar, visto que a premiação é apenas um level ball, dado ao último líder escolhido antes de entrar no bobsled.
  • Molas: Elas impulsionam a equipe na mesma direção em que estão apontadas. Estão divididas em 2 tipos: As molas individuais, e as molas triplas. As molas individuais não fazem nada demais. Todavia, as molas triplas é um conjunto de molas, e, se todas forem acertadas, garantirão uma premiação (dependendo da fase e do chefe, pode ser 5 aneis até mesmo um Team Blast de graça).
  • Turbos: São esteiras que aumentam sua velocidade por segundos. São encontrados nas fases e nos chefes Egg Hawk, Egg Albatross e Egg Emperor.
  • Aneis de impulso: Lança a equipe para certa direção, geralmente para cima. Aneis de impulso virados em diagonal podem ser perigosos, pois podem acabar lançando a equipe de forma incorreta, e pode vitima-la.
  • Rail Turbo: Estes são usados para aumentar sua velocidade nos trilhos. Eles invertem o sentido de sua velocidade só ao tocar neles São encontrados apenas em Rail Canyon e em Bullet Station.
  • Flor: Com essas flores você poderá se teleportar, mas somente com Charmy! Em algumas fases, são encontradas no começo e no fim das fases.

Botões: Botões são comandos que você tem que acionar para abrir alguma coisa.

  • Botão Normal: Este é um botão normal, e pode criar trilhas de aneis, ativar elevadores ou ventiladores, abrir portas, é só passar por cima. Às vezes, quando existem 3 ou mais botões desse tipo para ativar algo, é necessário que toda a equipe se divida para ativar os devidos botões (recomenda-se a formação Poder para isso).
  • Botão de impulso: Com este botão você deverá empurrar. Aperte o botão de ataque e empurre. Se estiver muito alto, (especialmente em Hang Castle e Mystic Mansion) talvez precise do personagem de Voo para ativa-lo (o que é um pouco frustrante para alguns, pois é complicado direcionar o personagem de Voo para que consiga segurar o botão).
  • Placas: Para usar este botão, você tem que acertá-lo de longe com o Thunder Shoot. Os botões possuem distância mínima indefinida. Além de ativar coisas, dá ao time 400 pontos, e uma premiação, que geralmente são 5 aneis. (acerte o meio da placa para ganhar 1000 pontos, e uma premiação de uma vida, escudo, ou Team Blast gratuito).
  • Botão Místico: Disponível apenas em Hang Castle e Mystic Mansion, esses botões trazem vidas a pinturas, muda a pose de esqueletos, cria caminhos, e sobretudo, inverte a gravidade.
    • Na realidade, esse botão não faz nada disso. Ele apenas teleporta a equipe para uma cópia exata da sala em que ele se localizava, mas com aspectos diferentes. isso se torna claro ao explorar Mystic Mansion utilizando comandos de atravessar parede.
  • Botão de Pressão: Com este, você deverá usar o Body Press, ele irá fazer um canhão atirar e subir, seja rápido. É encontrado apenas na fase Egg Fleet, jogando com a Team Rose.
  • Botão de Auto Destruição: Este só aparece em Final Fortress. Com ele, você pula em Speed formation, mas lado a lado, caindo nos trilhos.

Menu do JogoEditar

O jogo conta com quatro menus, são eles: 1P Play, 2P Play, Extras e Options. Após escolher o modo de 1P, aparecerá a tela para a escolha do slot do jogo. O 1P Play tem os modos de jogo Story e Challenge:

  • Story Mode: é o modo onde se desenvolve o jogo. São ao todo 4 possibilidades de jogo com diferentes níveis de dificultade. Cada time possui pequenas diferenças nas fases, que, entretanto, são as mesmas para todos.. Apesar de terem um começo de história diferente, todos acabam chegando no mesmo destino. Acompanhe a sequência de cutscenes para compreender o enredo e o acontecimento do jogo.
  • Challenge: Equivale aos tradicionais Time Attacks, em que você vai jogar para melhorar seu rank nas fases, e também para fazer o menor tempo possível.Cada equipe possui uma versão challenge de cada fase (exceto os chefões). No caso da Team Sonic, o Challenge é terminar uma fase dentro de um tempo limitado (de 5 a 9 minutos). Na Team Dark, a equipe deverá destruir 100 inimigos no menor tempo possível. Na Team Rose, é necessário coletar 100 aneis. Já na Team Chaotix, a equipe deverá refazer todas as missões anteriormente planejadas a eles por Eggman, mas, que desta vez, estão um pouco mais difíceis.
    • Com a exceção das equipes Dark e Rose, o Rank é definido não só pelo tempo em que é concluído cada Challenge, mas também a pontuação, somada da mesma forma em que é feita nas fases normais.
  • Tem ainda o menu Tutorial, que se passa na fase Sea Gate em que o Omochao vai ensinar o jogador a conhecer o game e seus comandos. O tutorial se passa na Sea Gate, a "Fase 0", e você joga com o Team Sonic. O tutorial também aparece no Team Rose como a primeira fase, e é acessível no Story Mode.

Como todo jogo do Sonic, o 2P Play Mode é o modo de Multiplayer em que podem jogar 2 jogadores simultaneamente, cada um com um Time, cumprindo pequenos desafios. São 7 mini-games. Para liberar tudo, é preciso ganhar 20 emblemas no Story Mode.

  • Action Race - Pequenas corridas nos cenários de algumas fases. Os veículos são os próprios bobsleds, e coletar aneis aumenta a aceleração dos bobsleds.
  • Battle - Um ringue em que você tem que colocar toda a equipe adversária para fora da arena.
  • Special Stage - Se passa como uma corrida dentro de um estágio especial, em que vence a equipe que conseguir chegar no final por primeiro.
  • Ring Race - Uma corrida para coletar anéis.
  • Bobsled Race - Uma corrida de bobsled entre as equipes.
  • Quick Race - Como o nome diz, uma rápida corrida.
  • Expert Race - Uma corrida com maior nível de dificuldade.

No Menu Extra, temos o GC Theatre, que contém os cutscenes à medida que se vai liberando e também o Audio Room, que é Sound Test, local onde é possível ouvir a música das fases, dos chefes, de músicas temas e das transições antes de lutas com o Eggman. Por fim, Options, que é o menu de configuração e ajustes. O Audio Setting, em que você pode selecionar entre som mono (melhor caso você esteja numa televisão mono, porque todos os canais de som saem na caixa de som única), stereo (2 canais de som) e Dolby Pro Logic II. Em Game Data você pode configurar os slots do jogo. Em Language Setting temos 6 opções de idiomas. Por fim temos o Rumble Setting e Deflicker.

EnredoEditar

Conforme dito, cada time tem seu próprio enredo, sendo que todas as histórias levam ao mesmo final. O enredo principal do jogo, do Team Sonic, se inicia com Sonic correndo por aí em um deserto, quando de repente Tails e Knuckles o vê de longe e se aproximam dele, entregando-lhe um bilhete escrito por Eggman. Na carta, está escrito que ele havia construído uma máquina poderosa o suficiente para destruir o planeta, e deu um prazo de 3 dias ao Sonic para impedir com que isso aconteça. Com a ajuda de Tails e Knuckles, que saltam do avião ainda em movimento, a equipe começa mais uma emocionante aventura.

O Team Rose entra com um enredo no mínimo inusitado: Amy está à procura do seu eterno amor, o Sonic, enquanto Big está procurando Froggy e Cream procurando Chocola, o irmão gêmeo de Cheese, seu Chao de estimação. Papo vem, papo vai, todos chegam à conclusão de que Froggy, Sonic e Chocola podem estar juntos, e se unem para procurá-los. Isso porque um jornal mostra o Sonic correndo com Chocola e Froggy na mão. Será que o ouriço raptou eles? Isso criará um pequeno conflito físico entre a Team Rose e a Team Sonic, que vão se encontrar na cidade futurística comandada pela empresa HEXAeco.

O Team Dark começa quando Rouge invade a base de Eggman à caça de algo valioso. Ela chega ao laboratório de Eggman, onde descobre que Shadow está em estado de hibernação, preso dentro de uma cápsula. Ao se aproximar dela, Rouge acaba ativando E-123 Omega e Shadow acidentalmente. Os dois criam uma luta, que é felizmente interrompida por Rouge, que decide matar três coelhos com uma cajadada só: Ajuda o Shadow com seu problema de amnésia, ajuda E-123 Omega a se vingar contra seu criador, Eggman, que o abandonou naquele laboratório, e é claro, vai atrás de algo valioso, que provavelmente está junto com Eggman.

O Team Chaotix é uma equipe de detetives. Os negócios iam mal, faz tempo que não aparecia ninguém. Eis que de repente Charmy surge com tudo com uma nova missão. Um desconhecido, que se comunicava através de um Walkie Talkie, prometeu pagar muito bem. Tudo que eles precisam fazer era obedece-lo (com missões muitas vezes insignificantes, mas o que você quer que eu faça?). Mal sabia a equipe que quem falava era na verdade o Dr. Eggman, com uma voz modificada. Porém, se torna suspeito que é ele ao decorrer do jogo.

O enredo dos quatro se interagem, e todos acabam chegando ao mesmo destino. O enredo é transmitido no jogo através de uma seqüência de vídeos muito bem feita, a CGI (Computer Generated Image, ou Imagem Gerada através de um Computador). Na realidade, todos são levados a chegar até Metal Sonic, o verdadeiro antagonista do jogo. Ele já havia se manifestado no jogo várias vezes antes. Os "Eggmans" anteriores eram clones do cientista que, quando derrotados, viravam plasma e se transformavam no próprio Metal Sonic, que copiou os dados físico-anatômicos dos personagens, e os utilizou para se transformar na batalha contra eles mesmos. O Eggman de verdade era aquele que se comunicava com a Team Chaotix através do Walkie Talkie. Ele estava preso em uma cela, que foi arrebentada por Vector quando chegaram em Final Fortress.

Análise TécnicaEditar

O jogo se desenvolveu com ótimo padrão gráfico, graças aos cenários amplos das fases, e seus diferentes backgrounds. As fases são bem longas, cheias de mini-desafios, bem distribuídas e com múltiplas possibilidades de caminho. As músicas do jogo são agradáveis, enquanto que a jogabilidade é razoavelmente boa. No restante, o jogo foi bem feito, bem finalizado, mas com algumas observações necessárias: a versão do Game Cube foi a considerada melhor das 3 versões e a do Playstation 2 foi considerada a mais fraca. Além do mais, é comum durante o jogo alguns momentos de lentidão, especialmente no Playstation 2.

Entretanto, o problema de Sonic Heroes é o conjunto. Os gráficos são legais, os sons também, a diversão é garantida, tem extras, entretanto, o conjunto, o todo forma um jogo que na realidade se torna um tanto enjoativo (para se ter uma ideia de quão repetitivo é o jogo, para zerar 100% dele,é necessário jogar todas as 14 fases 9 vezes) além de ter um enredo um tanto viajado. O conjunto do jogo não é tão bom, o que faz a divisão entre os fãs: há os que adoram o jogo, como dissemos, e os que odeiam.

HabilidadesEditar

Aqui cabe uma atenção especial. Como dissemos são 4 times com três personagens cada. Assim, no Story Mode você terá 4 opções de jogo, cada um com pequenas peculiarides, mesmo que nas mesmas fases. Cada personagem-habilidade tem uma ou mais habilidades especiais, e todos sozinho têm algumas habilidades em comuns.

O primeiro deles é a troca de personagens. Ela varia segundo o videogame. Basta reparar no ícone do canto superior direito qual o botão que está relacionado a cada uma das habilidades. Depois, basta apertar e quando os personagens estiverem no solo, automaticamente trocará de personagem. As formações, como dissemos são 3: Velocidade, Voo e Poder. Cada personagem-habilidade tem um jeito diferente de atacar. A ação pode ser acionada usando o botão de pulo, apertando-o duas vezes. Eles variam segundo o console, portanto, confira o manual do seu jogo. Vamos nos referir genericamente a botão de Ação quando formos falar das habilidades.

As habilidades são específicas para cada tipo de personagem e algumas são específicas do personagem. Mas há uma habilidade comum: é a Team Blast. Na barra de tensão, quando esta for toda preenchida será possível acionar o Team Blast, um ataque que acaba com todos os inimigos ao redor, que é diferente para cada equipe. Basta apertar o botão que for indicado. Após o Team Blast, os ataques dos personagens do Team Sonic ficam ressaltados. O Sonic, por exemplo, pode fazer um ataque que se assemelha ao Lightning Attack do Sonic Adventure 2. Existe um modo de preencher facilmente a barra de tensão: basta ficar apertando o botão de ataque. O truque dá melhor com a formação de vôo se você ficar mandando ataque e ao mesmo tempo apertando o botão de trocar de personagem.

Habilidades da Formação de Velocidade

  • Rocket Accel: é um ataque em que os membros da equipe atiram o líder para a frente, para destruir inimigos e impulsionar o líder de velocidade para frente. Quando todos se juntarem,aperte e segure o botão por alguns segundos e, então, solte-o. Cuidado! Se os outros membros não estiverem atrás do líder para atira-lo, ele pode acabar fazendo o Spin Hold.
  • Homming Attack: é um ataque aéreo, em que o personagem primeiro pula e depois se projeta à frente, útil para ganhar impulso, velocidade e detonar inimigos. Basta apertar duas vezes o botão de pulo.
  • Spin Hold: semelhante ao Homming Attack, mas esse é no solo, uma espécie de esfera que rola pelo chão, destruindo todos os inimigos. Para acioná-la, ao andar aperte o botão de ação.
  • Solo Attack: como o nome já lembra, é um ataque que o personagem faz sozinho. Quando o personagem estiver parado, aperte o botão de ação e ele fará este ataque. O Sonic e Shadow dão uma rasteira. O Espio atira shurikens. E Amy faz um ataque com o seu martelo.
  • Tornado Attack: é uma espécie de tornado que se forma em volta dos personagens. Basta pular e depois apertar o botão de ação. O Espio ficará invisível, útil na fase Frog Forest e Egg Fleet.
  • Light (Speed) Dash: habilidade do Sonic e Shadow de seguirem uma seqüência de anéis. Basta apertar o botão de ataque.
  • Propeler Hammer: habilidade exclusiva da Amy. A Amy ficará voando rapidamente girando seu martelo. Aperte o botão de voo e depois o botão de ação.
  • Tringle Jump: quando estiver entre duas paredes, essa habilidade é necessária caso queira passar por elas sem andar no solo. Muitos lugares são secretos ou não tem solo e só será possível passar com essa habilidade. Basta dar dois pulos em direção à parede e quando ficar nela, apertar mais uma vez o botão de pulo. A Amy é a única incapaz de fazer o Triangle Jump. Diferente de Sonic e Shadow, Espio fica preso na parede por muito tempo. A única forma de desgrudar da parede é apertando o botão de ação.

Habilidades da Formação de Vôo

  • Ascending Flight: o personagem da formação de vôo pode carregar os outros por um tempo limitado que aparecerá numa barra de energia. Basta segurar o botão de pulo e ir para a direção desejada. Essa barra de energia pode ser recomposta ao atingir balões que guardam ícones de "asa".
  • Quick Ascent: é igual ao Ascending Flight, mas ele dá maior impulso e velocidade - e gasta mais energia ainda. Basta apertar duas vezes o botão de pulo. Existe um bug bastante utilizado por speedrunners que consiste em fazer essa habilidade repetidas vezes próximo a uma outra superfície afim de recompor esse limite. É um pouco demorado, mas pode ser feito quantas vezes quiser.
  • Thunder Shoot: com essa habilidade o personagem de vôo atirará os personagens contra os robôs. Para isso basta fazer o Ascending Flight e apertar o botão de ação.
  • Solo Attacks: cada um também tem seu ataque solo, bastando apertar botão de ação enquanto estiver no solo. O Charmy dará uma ferroada. Cream mandará Cheese atacar. Tails e Rouge jogarão aneis de energia falsos, que explodem em poucos segundos e causam um pouco de dano em objetos e inimigos simples ao redor.

Habilidades de Formação de Poder

  • Auto Homing: basta se aproximar de um robô, e os outros componentes atacarão ele (pouco recomendável, às vezes falha).
  • Forward Power Attacks: são habilidades para atacar robôs. Basta apertar o botão de ação. O Knuckles e Omega vão disparar socos, Big usa um ataque com um guarda-chuva e Vector esmaga os inimigos.
  • Remote Power Attacks: uma série de ataques para detonar os inimigos. Knuckles e Omega usam socos giratórios, Big e Vector lançam os outros como bolas de fogo. Para fazê-lo, primeiro faça o Forward Attack e depois o botão de pulo.
  • Wide Power Attacks: com um único ataque, o personagem detona todos os robôs próximos. Knuckles lança um soco no chão, Omega usa sua metralhadora, Big usa a sua vara e Vector usa seu terrível hálito para deixar os inomigos confusos. Para fazê-lo, primeiro faça o Remote Power e depois aperte o botão de ação. Essa habilidade se torna disponível só quando o personagem de Poder melhora seu nível.
  • Fighting Pouse: é a posição de ataque. Segure o botão de ação.
  • Fireball Jump: com ele Knuckles e Omega podem saltar enquanto giram os outros componentes. Primeiro faça a Fighting Pouse e depois aperte o botão de pulo.
  • Fire Dunk: com eles Knuckles e Omega podem fazer ataques especiais enquanto giram com os outros personagens. Faça o Fighting Pouse e aperte o botão de ação.
  • Body Press/Hammer Down: Com eles Big e Vector usarão seus corpos como se fosse um martelo. Para isso, aperte o botão de pulo e depois o botão de ação.
  • Triangle Dive/Umbrellla Descent/Bubblegum Descent: nome difícil, mas nada mais é do que os personagens planarem um segurando na mão do outro, necessário para subir pelos ventiladores. Basta apertar duas vezes o botão de pulo.

FasesEditar

As fases de Sonic Heroes são bem longas. Talvez sejam as maiores fases de jogos do Sonic. São grandes, cheias de caminhos alternativos, e cheias de mini-desafios dentro. Algumas são tão demoradas, que o jogador pode querer desistir de jogar inicialmente. São ao todo 14 fases, sendo que podemos considerar que há 7 cenários. Isso porque é como se houvesse dois atos de 7 fases. Os cenários são semelhantes, só o que acontece é uma seqüência natural, mudando um pouco o background e os inimigos. Assim, as fases vão se relacionando. Por isso vamos explicá-las, duas-a-duas. As fases contam com vários tele-transportes secretos, que fazem você pular boa parte das fases. Lembre-se que as esmeraldas estão nos estágios especiais das fases pares. A cada duas fases é a vez de enfrentar Dr. Eggman. Veja mais detalhes no Detonado do jogo.

0. Sea Gate:

1. Seaside Hill:

2. Ocean Palace:

3. Grand Metropolis:

4. Power Plant: Esta fase também é quase idêntica à anterior, mas agora terá mais lugar para pisar, pois agora o ambiente está mais fechado. Agora também dependerá de sua habilidade no Homming Attack. Há partes em que você subirá em um tipo de elevador, destrua os inimigos para ele continuar. Agora, será o Storage Tank Challenge, que consiste em você ter de subir em um tanque antes que seja atingido pela energia, aqui dependerá de sua habilidade em vôo e Homming Attack.

'5. 'Casino Park: Nesta fase já se pode ver algumas referências a Casinopolis de SADX, inclusive o Pinball, mas agora com uma diferença, você descerá em alta velocidade, tentando não cair. Esta pode ser uma das fases mais difíceis de conseguir rank A no jogo, mas nada comparada à próxima.

6. Bingo Highway: Nesta fase, haverá uma nova surpresa, um jogo de BINGO! Contudo, é diferente: nada de cartelas, você deverá acertar os números durante as estradas, no final haverá o BINGO Challenge, agora, você deverá tomar cuidado para não cair, tente coletar o maior número possível de números.

7. Rail Cannyon: Lembra Sky Rail de Sonic Adventure 2. Aqui será praticamente a mesma coisa dele: deslizar por trilhos, sempre com cuidado com trens e trilhos destruídos. Haverá partes de usar canhões para subir e também mudar trilhos com Switchs. Cuidado com trens e Rhinos, o objetivo da maioria dos times é chegar até a Terminal Station.

8. Bullet Station: Novamente, quase a mesma coisa da anterior, mas desta vez o objetivo é destruir a base de Eggman e você também notará os grandes canhões, ele irão atirar você. No último deles, você verá que é um Challenge, o Cannon Challenge. Você notará que agora há bolas com espinhos. Desvie de todas para destruir a Canniyon Base.

9. Frog Forest: Isso mesmo! Uma floresta de sapos. Será preciso algumas vezes driblá-los e por outras interagir com eles. Dica: com o Team Chaotix passe entre os sapos com o Espio invisível (neste time, os sapos NÃO PODEM TE VER). Lembra Green Forest. Se eles te verem, irá chover, fazendo as plantas crescerem.

10. Lost Jungle: Agora você esta no meio da floresta e você notará novos sapos, e negros, mas agora, eles destroem plantas, dificultando mais ainda sua vida. Você também notará flores, que você deve usá-las para voar (use Tornado Attack). No final, haverá o Giant Alligator Challenge, isso irá provar suas habilidades no cipó, já fique em Fly. Depois vá pulando sempre na hora certa.

11. Hang Castlle: Esta pode ser a fase mais difícil do jogo, pois agora haverá novos Switchs, que virarão você de ponta cabeça, fazendo você percorrer um percurso bem maior.

12. Mystic Mansion: Agora você está dentro da mansão. Continua havendo aqueles Switchs, mas agora eles fazem coisas bem mais loucas. Agora haverá um novo tipo de Bobsled, mas ele fica nos trilhos. Cuidado com os fantasmas, eles podem de derrotar. No final, haverá o Altar Challenge, neste desafio, você terá de derrotar os três altares, cada altar com um dos atributos, Speed, Fly e Power.

13. Egg Fleet: Uma das melhores fases: combinará tudo que você aprendeu, agora com uma novidade: canhões. Também há uma super novidade: você pode destruir naves. É só usar a Rocket Accel.

14. Final Fortress: Você chegou ao Quartel General. Haverá lasers nos trilhos, desvie e seja rápido para não ser atingido. Também haverá os Self-Destruction Switch, ele te mandará na Speed Formation lado-a-lado, como no começo de Rails Cannyion e Bullet Station. No final, haverá o Laser Challenge: você deverá ser rápido, pois há 1, 2, 3, 4 CANHÕES! Como para cada canhão há 3 lasers, são 12 lasers ao todo! Deslize para destruir a base de Eggman.

Chefes

São ao todo 7. Dr. Eggman cada hora surge com uma engenhoca diferente. São eles:

Egg Hawk: uma nave gigantesca. O chefe será combatido por etapas. Primeiro desvie dos tiros e depois acerte-o. Time oposto: em todas as formações do jogo, o segundo chefe será algum outro time. Robot Carnival: uma série de robôs, iguaiszinhos aos que aparecem nas fases. Egg Albatross: é uma nova versão do Egg Hawk, agora em formato de albatroz. Time oposto: novamente você enfrentará outro time. Robot Storm: é semelhante ao Robot Carnival, mas os inimigos são mais inteligentes agora. Egg Emperor: Eggman vai lutar num grande robô. Será a sua última tentativa, ou não?

Last e Super Hard

O jogo contém ainda um modo de jogo secreto, Last, que só será liberado se você conseguir as sete esmeraldas do caos. Neste modo é revelado um novo fato e descobre-se um novo vilão. Tudo o que podemos dizer para evitar spoiler, é que este modo tem mais um chefe, e nele acontece algo inusitado. Para acessá-lo, entre na tela de seleção de times e escolha Last. Já o Super Hard é um modo liberado após conseguir todos os ranks A e como o nome já lembra, é ainda mais difícil.

Estágio Especial

Para quem pensou que os estágios especiais haviam sido abolidos dos jogos do Sonic, esta é para surpreender a todos: eles estão de volta! Primeiro de tudo como acessa? Para acessar é preciso pegar uma das chaves que estão em todas as fases e não levar nenhum dano, ou seja, não perder anéis após isso. Se você fizer isso, após completar a fase, você chegará ao estágio especial, que é um longo túnel cheio de esferas, e que quanto mais rápido você for, quanto mais esferas você tiver, mais prêmios conseguirá. E nas fases de número par, além dos prêmios como vidas extras, você pode ganhar também a esmeralda do caos. Mas é só nas fases pares. E lembrando que independe o time que você pegar. Se você pegar com o Chaotix tudo, por exemplo, aproveitará a todos. Cuidado com as bombas e use e abuse do personagem de velocidade e a habilidade de ataque. As esferas vermelhas dão mais ponto e fazem você correr mais rápido. Quanto mais você pegar em seqüência, melhor será. Após pegar todas as esmeraldas e fechar com todos os personagens, será liberado um novo modo de jogo: O Last Mode, em que você deverá lutar contra o principal antagonista do jogo, o Metal Sonic.

Curiosidades

Sonic Heroes no Guiness: Sonic Heroes havia entrado no livro dos recordes de games como o jogo de plataforma com maior número de personagens jogáveis (17 ao todo), representando a volta dos Chaotix, com exceção de Mighty.

[1]

Team Chatix: na capa brasileira do game para PC foi grafado o nome da equipe Team Chaotix errado, faltando a letra "O".

Ficha TecnicaEditar

Capa do jogo
Ficha técnica
220px-Sonic Heroes PS2 Cover
Nome: Sonic Heroes
Plataforma: GameCube, Playstation 2, Xbox e PC
Gênero: Aventura/Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês, Japonês, Francês, Italiano, Espanhol e Alemão
Data de Lançamento: 30/12/2003
border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" id="table41" width="100%"
Avaliação
Prós/Contras
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 7,5
Diversão: 8,0
Nota Média: 8,3
Nota Geral: 8,0
Prós: Estágios especiais; cutscenes muito bem feitos; ótimos gráficos; câmeras foram muito melhoradas.

Contras: os personagens só prestam nas suas habilidades, ou seja, os de Vôo e Poder são incrivelmente lentos; cenários muito extensos e demorados; enredo horrível; jogabilidade fraca; o jogo no todo é razoável.
|}

Logo 3

Jogos da Série Principal e Original

Sonic the Hedgehog . Sonic 2 . Sonic CD . Sonic 3 . Sonic & Knuckles . Adventure . Adventure 2 . Heroes . Sonic the Hedgehog . Unleashed . Colors . Generations . Lost World . Sonic the Hedgehog . Sonic 2 . Chaos . Triple Trouble . Blast . Pocket Adventure . Advance . Advance 2 . Advance 3 . Rush . Rush Adventure . Knuckles' Chaotix . Labyrinth . Tails' Skypatrol . Tails Adventure . Sonic 3D Blast . Shadow the Hedgehog . Rivals . Rivals 2 . Sonic 4: Episode I . Sonic 4: Episode II . Rise of Lyric. Shattered Crystal . Fire & Ice. Sonic and the Secret Rings . Sonic and the Black Knight . Drift . Drift 2 . R . SegaSonic . Riders . Riders: Zero Gravity . Sega All-Stars Racing . Free Riders . All-Stars Racing Transformed . Shuffle . Spinball . Sonic Fighters . Dr. Robotnik's Mean Bean Machine . Pinball Party . Battle . The Dark Brotherhood . Sonic Mania . Sonic Forces

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.